Atividades ofertadas pelo CRAS durante à Pandemia
Passe livre; BPC; SCFV; PAIF; Carteirinha do idoso; Benefício eventual e outras informações.
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica da assistência, objetivando prevenir situação de risco e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É o espaço onde os serviços de proteção social básica são executados de forma direta e articulado com outras redes. A assistência, enquanto política pública que compõe o tripé da seguridade social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente inserir-se na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particularmente, as públicas de saúde, educação, cultura, esporte entre outras, para que as ações não sejam fragmentadas e se mantenha o acesso e a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos.
A convivência é a base do ser social: pertencer a grupos, reconhecer-se num contexto, construir referências de comportamento e valores, perceber e respeitar as diversidades são caminhos que só podem ser percorridos nas relações sociais. Sendo assim, alguns valores precisam ser retomados e desenvolvidos, apresentados e discutidos com os grupos socioeducativos no CRAS. Valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade, a importância da autoestima dentro dos padrões sociais solidários e construtivos que não prejudiquem nem a si mesmo e nem ao outro e que possibilitem essa busca conjunta.
Durante o período de Pandemia o Cras prestará orientações aos usuários que acessem, ou que sejam acessados, pela equipe técnica do CRAS, quanto às novas demandas surgidas em decorrência da pandemia do COVID-19, esclarecendo critérios e trâmites para acesso aos serviços e benefícios emergenciais. Realizar o monitoramento das demandas recebidas (observando o prazo para cumprimento), sobretudo das solicitações relacionadas a pessoas ou grupos de maior vulnerabilidade, avaliando a pertinência da realização de contatos telefônicos para avaliação e definição do procedimento a ser adotado.